Caretos de Podence reconhecidos hoje como Património Imaterial de Portugal

0
4
Depois de uma espera de dois anos, passa a ser oficial. Os Caretos de Podence são agora Património Imaterial de Portugal. A decisão sobre esta inscrição do inventário nacional foi publicada hoje em Diário da República.

Um dia muito esperado e concretização de um sonho, disse à CIR António Carneiro, presidente do Grupo dos Caretos de Podence.

“Hoje é um dia que há muito esperávamos e é a concretização de um sonho antigo, que nos enche a todos nós de alegria, às gentes de Podence. É uma tradição da qual cada vez gostamos mais e vamos lutar para que chegue a um patamar ainda mais alto”, frisou.

O próximo passo está anunciado. O rumo é a UNESCO, para que os caretos de Podence recebam o reconhecimento como Património Imaterial da Humanidade.

“A candidatura à UNESCO já está a andar. Deverá ser entregue no final de março, para que em 2018 possamos ter a decisão final. É uma grande alegria, continuar esta dinâmica. Os Caretos não páram e é um contributo para o concelho. São notícias, trazem gente e criam dinâmica económica para as nossas terras, que bem precisam”, destaca António Carneiro

Patrícia Cordeiro é a responsável técnica pela inscrição do Património Imaterial a nível nacional e explica o que traz este reconhecimento.

“O que eu acho que traz, em primeiro lugar, é o reconhecimento do esforço e do compromisso que a população faz ano após ano em manter esta tradição. Chama também a atenção, acredito eu, para a importância que ela tem para os seus descendentes. Para os emigrantes, que regressam para se vestirem de caretos, ou simplesmente para estar na festa. Acho que nos permite reconhecer a importância da transmissão intergeracional da festa e encontrar maneira de manter esse contacto, entre os mais velhos e os mais novos”, referiu a socióloga.

Segue-se a candidatura à UNESCO. Chegou a falar-se de uma inscrição conjunta das tradições de Inverno da região, o que não se deverá concretizar.

Os Caretos de Podence são, oficialmente a partir de hoje, Património Imaterial de Portugal. Uma notícia que chegou a tempo da comemoração do entrudo chocalheiro deste ano, que promete animação no concelho de Macedo de Cavaleiros entre os dias 25 a 28 deste mês. Escrito por Rádio Onda Livre (CIR).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Coloque o seguinte código de segurança * Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.