Livraria solidaria celebra dois anos com doação de 30 mil euros

0
6

A livraria solidária Déjà Lu, em Cascais, celebra dois anos de existência com a doação, no sábado, de 30 mil euros a duas associações de apoio a jovens com trissomia 21.

A Déjà Lu é um projeto em torno do livro usado, criado por Francisca Prieto, que começou por ser um blogue de leilões até se transformar, em 2015, numa livraria solidária.

A totalidade das vendas dos livros reverte para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 e para a associação Pais 21. Em 2015, foram angariados 22 mil euros e agora, no segundo aniversário, serão doados 30 mil euros.

“É bastante recompensador e faz-nos pensar que temos capacidade para crescer mais”, disse Francista Prieto.

Nas estantes da livraria, situada na Cidadela de Cascais, há sobretudo livros já lidos – daí o nome Déjà Lu – que são fruto de dezenas de doações. A livraria funciona num espírito de voluntariado, com duas pessoas a tempo inteiro e outras 50 voluntárias para diferentes funções.

“A livraria está ainda longe do seu potencial. Está num sótão mágico, com muita personalidade, mas é preciso um esforço maior para potenciar a sua divulgação. Ainda não está em velocidade de cruzeiro”, disse Francisca Prieto.

É por isso que ainda não concretizou um dos objetivos da livraria: Ter jovens portadores de trissomia 21 a trabalhar com a Déjà Lu, num processo de integração social e profissional.

Segundo a livreira, grande parte da verba já angariada tem sido canalizada, por exemplo, para sessões de acompanhamento gratuito para famílias mais carenciadas ou para formação em hospitais, sempre em torno das pessoas portadoras daquela alteração genética.

No sábado, além da doação formal dos 30 mil euros àquelas duas associações, o aniversário da Déjá Lu será ainda assinalado com a presença da atriz Beatriz Batarda e da jornalista Anabela Mota Ribeiro, duas das madrinhas da livraria.

Atualmente, a Déjà Lu tem pontos de recolha de livros lidos em Lisboa, Setúbal, Cascais e Porto.

Fonte: Jornal da Região

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Coloque o seguinte código de segurança * Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.