Mais de 5500 toneladas de lixo foram recicladas no distrito de Évora

0
4

Com o inicio de um novo ano, e já com o primeiro mês a terminar, é possível à GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos EIM  apresentar os quantitativos por Município para o ano de 2016.

A responsável, Gilda Matos, explica que “nos 12 concelhos do distrito, Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, são claramente positivos os valores e estes traduzem uma crescente preocupação ambiental, ou seja registou-se um aumento de 8,4 %, comparando 2016 com 2015, temos em consideração que as entradas de resíduos indiferenciados registaram uma quebra de 0,1%”.

Gilda Matos acresce ainda que o papel cartão “foi aquele onde se registou o maior aumento, 13%, seguido pelas embalagens plástico e metal, aproximadamente 7%, e por ultimo o aumento nas embalagens de vidro de 4%. Traduzindo-se num total de 5000 toneladas de recicláveis recolhidos”.

A responsável da GESAMB deixa também o objetivo para 2017, “que passa pelo aumento do rácio de número de ecopontos disponíveis na via publica”, acrescendo que um exemplo disso “foi Vila Viçosa, num esforço da Câmara Municipal, no final do ano passado, construir equipamentos subterrâneos que permitiram alargar a rede”.

Gilda Matos termina dizendo “estamos no caminho certo, queremos fazer mais, queremos fazer melhor e só conseguimos com a participação de todos. Ou seja, o trabalho de sensibilização e educação ambiental nunca acaba, o papel dos cidadãos é vital neste processo.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Coloque o seguinte código de segurança * Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.