Nove concelhos do Baixo Alentejo com restrições no uso de água

0
2

Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, castro Verde, Ferreira do Alentejo, Grândola, Santiago do Cacém e Sines são os concelhos do Baixo Alentejo onde foram decretadas restrições no uso de água, nomeadamente diminuição da rega nos jardins, encerramento de fontes decorativas e proibição de lavagem de carros e enchimento de piscinas.

Estas medidas fazem parte do Plano de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca aprovado na quarta-feira, 19, na primeira reunião da comissão, de caráter interministerial, que tem por missão identificar os problemas e acompanhar a evolução da atual situação da seca em Portugal continental.

Na conferência de imprensa realizada após esta reunião interministerial, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, adiantou que outras das medidas em cima da mesa passam por equacionar a necessidade de restringir alguns usos, nomeadamente em albufeiras como Monte da Rocha.

João Matos Fernandes disse também que as captações de água subterrâneas nestes territórios vão passar a carecer de autorização, tendo em conta que é necessário saber a quantidade de água que está a ser retirada do solo, e avançou ainda que é necessário garantir soluções coletivas de abeberamento dos animais e inibir que os animais possam beber diretamente da margem das albufeiras.

O governante deu ainda conta que, neste momento, estão a ser executados um conjunto de furos em alguns concelhos alentejanos, entre eles Odemira e Mértola, como fontes suplementares ao abastecimento de água humano.

Fonte:Diário do Alentejo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Coloque o seguinte código de segurança * Time limit exceeded. Please complete the captcha once again.